07/04/2019

Paróquia de Pedorido



A antiga freguesia de Santa Eulália de Pedorido, era vigairaria perpétua da apresentação do Convento de Paço de Sousa, no antigo concelho de Paiva.

Foi este lugar um dos primeiros da Terra ou Julgado de Paiva, com boa representação nos documentos que, no século X e XI assinalam o concelho. Uma falsa etimologia quis derivar o nome deste lugar em " pé dorido ".Uma delas, anterior ao século XII é Pedraído ou Petraído, que conservou a toponímia até aos nossos dias como forma estereotipada, que define o território acidentado ou pedregoso entre o Rio Arda na zona oriental, e o pequeno ribeiro de Areja, a oeste, abatendo de todos lados aos vales deste rios e ao Douro. No entanto, na segunda metade do século XI, a designação da Igreja de Santa Eulália do actual lugar era de Pedourido. É de crer, por isso, que o nome de Pedorido seja formado pelos dois elementos, o primeiro dos quais alusivo ao templo ao pé do monte e o segundo à vizinhança do Rio Douro. Pode também, o segundo caso, relacionar-se com a extraordinária riqueza mineralógica da região, onde em tempos muito recuados se explorou o ouro com alguma intensidade.
Foi extinta (agregada) em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Raiva e Paraíso, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso com a sede em Raiva.
Situada na margem esquerda do rio Douro, Pedorido é a localidade que está mais distante da sede do concelho, localizada a mais de 17 km do centro da vila de Castelo de Paiva. Tem como patronos Santa Eulália e Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.(Wikipédia)

Livros: 55         Datas extremas: 1619-03-23 a 1911-03-30

Sem comentários:

Enviar um comentário